top of page

Por que tanta crítica a nós Veganos?

Por que tanta crítica a nós Veganos?

Dizem que somos intrometidos, donos da verdade, que queremos impor nosso estilo de vida aos outros, que somos radicais, hippies, desnutridos e sei lá mais o que.

Eu diria que somos apenas não convencionais em determinadas escolhas e atitudes, pelos direitos dos animais.

Contra a violência e crueldade animal, todos dizem ser, mas ao perceberem (através de uma conversa ou observando um vegano) que as praticam diariamente através de seus hábitos mais básicos, a coisa muda de figura e passam por vezes ao ataque utilizando-se de argumentos que não se sustentam e adjetivos que tentam nos desqualificar.

Por sermos minoria, somos muitas vezes taxados de esquisitos. Mas e desde quando ser maioria é estar correto ou ser razoável?. Quando o mundo era escravocrata, isto era o convencional, a maioria das pessoas apoiavam. Mas era o correto? Era ético? Não, e a escravidão foi abolida.

E o direito das mulheres ao longo dos séculos? Muitas nem acreditavam tê-los. A maioria pensava assim, infelizmente. Estavam corretos? Era ético? Não, e depois de muita luta o jogo virou.

Em diversos momentos da nossa história vimos minorias lutando contra o que era convencional e, sempre que contundentes em seus argumentos éticos e de não-violência, essas lutas foram vencidas e o status quo alterado.

Nós veganos é que somos radicais? Ou radicais são aqueles que se alimentam de violência e morte sem necessidade? A alimentação baseada em vegetais é comprovadamente mais benéfica a nossa saúde. (Veja “What the Health”). Aliás, inúmeros estudos já provaram que uma alimentação de base animal aumenta os riscos de diversos tipos de doenças crônicas. Em sumo, se não precisamos da carne e outros produtos animais para nos nutrir, por que continuar com isso? Por que continuar com o sacrifício de tantas vidas inocentes, de seres que são comprovadamente sencientes?

Hippies? Sou vegano há mais de 2 anos e não me pareço um hippie. Mesmo que parecesse, julgar quem quer que seja por sua aparência não é preconceito? Não há o que nos distinga fisicamente dos demais.

Desnutridos? Magros, talvez, mas desnutridos não. Claro que não. Além de muito bem nutridos, uma alimentação vegana equilibrada nos afasta do acometimento de diversos tipos de doenças, como câncer, hipertensão, problemas cardíacos e vasculares, diabetes tipo 2, obesidade.

Intrometidos e donos da verdade? Não, não temos essa pretensão. É importante que isto fique claro. A verdade que o veganismo prega não é nossa, mas dos animais, seres que apesar de sentirem e serem totalmente sociáveis, não tem voz, não tem como reclamar seus direitos. Por isso lutamos tanto e quando nos é dada qualquer oportunidade, parecemos intrometidos, mostrando que há um caminho diferente pelo qual possamos salvar vidas, ser saudáveis e, ao contrário do que pensa a maioria, não é preciso abrir mão do prazer do paladar. Com o passar do tempo, inúmeras receitas já substituíram os ingredientes de origem animal, possibilitando que desfrutemos do paladar mesmo com uma dieta totalmente vegana.

Não peçam para eu me calar, pois não vou. Calar-me significaria dar as costas para toda barbaridade de que já tenho conhecimento. A maioria das pessoas sabe de onde vem a carne e outros produtos animais, mas ainda não se conectaram empaticamente com todo o sofrimento envolvido nesse processo. É preciso coragem sim para assistir a um destes documentários. E você aí que ainda não assistiu, não tem essa coragem? Tente assistir Terráqueos e depois me conta.

Não podemos fechar os olhos e fingir que não é com a gente. No futuro nossos filhos e netos nos perguntarão como tivemos a coragem de tanta crueldade. Por que tivemos a coragem de explorar e comer animais inocentes?

Namastê.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page