Vegana na novala da Globo.
Em meio a tantos temas polêmicos trazidos pelas novelas da Globo, aguardava que um dia chegasse a vez de abordarem o tema “veganismo”. E finalmente aconteceu. Na semana passada, na novela “O Outro Lado do Paraíso” abordaram o tema por meio de uma personagem jovem que se apresentou como vegana (personagem “Tônia”). Mas, como sempre, esta emissora mostra as coisas como melhor lhe convém, ou até onde alcança seu conhecimento a respeito do assunto, e acabaram definindo de forma equivocada o veganismo. Na cena em que “Tônia” é convidada em um jantar na casa do casal Gustavo e Nádia, a vegana expõe:
“...quem faz dieta vegana nunca come carne, mas é bem mais saudável... Não comemos laticínios, mel, carnes, peixes, nada de origem animal... Olha, não é propriamente para emagrecer, mas o corpo acaba ficando bem legal. A gente elimina gorduras. Emagrecer é consequência. O objetivo é a saúde.”
Achei engraçado o trecho “o corpo acaba ficando bem legal”. Na verdade, entendo que esta foi uma estratégia apelativa às pessoas mais preocupadas com a estética do que a própria saúde. Ok, vai lá, desde que acabe por poupar algum sofrimento animal, já tá valendo.
Depois ela completa: “o objetivo é a saúde!”. Aqui ocorre o grande erro conceitual.
Segundo a The Vegan Society , veganismo é um estilo de vida em que se busca a exclusão, ao máximo possível e prativável , de todas as formas de exploração e crueldade aos animais, seja para alimentação, vestimenta ou qualquer outro propósito.
Portanto, nossa motivação é a causa animal, buscando cessar todo sofrimento e exploração praticados pela humanidade aos outros animais. Já a saúde, dependeria de que forma levamos nossa dieta vegana. Claro, se de forma consciente, os ganhos são incríveis.
Obviamente há pessoas que optam por excluir de sua alimentação qualquer produto de origem animal por motivo de saúde, mas neste caso são denominadas vegetarianas estritas.
Ao conceituarem o veganismo desta forma equivocada, a causa animal fica esquecida e o poder desta abordagem é reduzido.
Por fim, considero, apesar do equívoco, positiva a exposição feita pela novela, e fico na esperança de que abram um pouco mais o leque sobre o assunto nos próximos episódios e abordem a questão animal, que é a real motivação para o veganismo.
Namastê