top of page

“Pais veganos são condenados pela morte de bebê após alimentação alternativa”

Neste último domingo, alguns amigos me trouxeram questões sobre a notícia da condenação de pais veganos pela morte de sua filha de 3 meses de idade no ano de 2015 por desnutrição. Por ser vegano, é natural ser interpelado a respeito de tal tipo de notícia.

Bem, os pais dizem-se veganos e pela impossibilidade de amamentar (não vou entrar em detalhes), alegado pela mãe, alimentavam sua bebê apenas com leites vegetais (feitos a partir de castanhas e coco, algo assim).

A notícia em si é verdadeira, mas leitores pouco esclarecidos sobre o veganismo podem interpretar a matéria de forma equivocada, entendendo que crianças não podem ter uma alimentação vegana saudável sob o risco de morte por desnutrição. Deixemos claro que o que levou à morte não foi uma alimentação vegana, mas uma alimentação incompatível com suas necessidades naquele momento.

O vegano bem informado sabe que o alimento fundamental para um bebê nesta idade é o leite materno, sendo desnecessário qualquer outro complemento em condições normais. Entretanto, na impossibilidade, deve-se utilizar um alimento que, mesmo não sendo o natural, possa garantir-lhe os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento. Felizmente foram criadas fórmulas para bebês que não possam receber o leite materno por algum motivo (é verdade que muitos abusam desta fórmula e a utilizam sem a verdadeira necessidade, privando seu filho do melhor alimento para sua saúde).

Sim, essas fórmulas tem leite de vaca em sua composição, mas são o que mais se aproximam da composição do leite materno e é o que deve ser utilizado em substituição, pois infelizmente ainda não ouvi falar de nenhuma fórmula vegana comprovadamente eficiente para nutrição de recém-nascidos (talvez haja, ou estejam trabalhando nisso, mas até tornar-se confiável, um bebê não pode esperar).

Em sumo, fazendo-se uso de leites vegetais para esta faixa de idade, a criança não recebe todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, pode ter sérios problemas físicos e neurológicos e até mesmo chegar a óbito, como foi o caso.

Alguns esclarecimentos importantes:

[if !supportLists]1- [endif]Tornar-se vegano não é garantia de sabedoria, e estes pais provaram isso da maneira mais triste.

[if !supportLists]2- [endif]Ser vegano não é “modinha”, é filosofia de vida e requer dedicação e conhecimento. De outra forma não se sustenta.

[if !supportLists]3- [endif]Uma vez optado pelo veganismo, é importante que seja feita a transição de uma maneira compatível com o conhecimento que você adquire a respeito. Querendo-se tornar vegano da noite para o dia, então deve-se buscar um acompanhamento profissional de nutrólogo e/ou nutricionista, especializados em alimentação vegana, desde o início.

[if !supportLists]4- [endif]A alimentação vegana é mais saudável, mas como disse, é preciso informação. Ninguém deve mudar sua dieta sem a certeza de receber todos os nutrientes necessários, ainda mais quando esta dieta é planejada para o resto de sua vida.

Questione, informe-se, aprofunde-se, viva consciente.

Namastê.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page