Meio Ambiente
A agropecuária é o conjunto de atividades primárias praticadas pelo homem que está diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária) para nossa alimentação. Em suas duas vertentes, na forma como têm sido praticadas nas últimas décadas, principalmente na forma industrial, a agropecuária é bastante lucrativa para seus agentes, entretanto, muito danosa para a saúde do homem e do planeta. Falando especificamente da pecuária, nos últimos 50 anos, o rebanho bovino no mundo aumentou em 5 vezes, chegando a aproximadamente 6 bilhões de cabeça, enquanto que o número de aves aumentou para 16 bilhões de animais. No Brasil, por exemplo, a quantidade de bovinos equipara-se a quantidade da nossa população, algo em torno de 207 milhões de indivíduos. Para a criação de todo este rebanho bovino, além de aves, porcos e outros animais, a necessidade de áreas para pastagens e instalações é gigantesca, sendo de longe o maior responsável pelo desmatamento de florestas e vegetação nativa em todo o mundo. No Brasil, além da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, hoje a Amazônia continua a perder áreas gigantescas para a pecuária.
Mas a degradação ambiental não termina apenas com o desflorestamento. Os inúmeros medicamentos e hormônios são despejados, juntamente com as feses e urina destes animais em nossa terra, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos. Em sumo, a água doce do planeta está sendo seriamente comprometida pela pecuária.
Com relação ao aquecimento global, o dióxido de carbono emitido nas queimadas de florestas para cederem espaço às pastagens, e o metano emitido pelo gado em seu processo de ruminação (liberado através de arroto e flatulência), são grandes responsáveis pelo efeito estufa. Chegamos a um patamar em que os gases do efeito estufa gerados pela pecuária são mais danosos que aqueles emitidos por toda cadeia de transporte mundial.
Outro fator insustentável da pecuária é o gasto excessivo de água para a produção de carne. Para termos uma idéia, segundo relatório da Unesco, são necessários mais de 15 mil litros de água para a produção de 1 Kg de carne, enquanto 1 Kg de cereal se produz com pouco mais de mil litros de água na média.
Os prejuízos causados pela pecuária à humanidade podem ser ainda mais diretos. Temos hoje cerca de 1/3 da população mundial em condições miseráveis passando fome e isso poderia ser resolvido se os grãos cultivados para os animais da pecuária fossem destinados a esta população. Portanto, a opção pelo consumo de carne é, certamente, o grande responsável pela fome no planeta.
A conclusão a qual chegamos? O consumo de carne não é sustentável, nem para o planeta, nem para a humanidade.
* Vejam na página Documentários e Fontes quais os melhores vídeos e materias com foco em meio ambiente.